ASP NET – BindAttribute – Relacionando Modelos – MVC – MSSQL – C#

Quando utilizamos um mapeamento objeto relacional para usar duas tabelas do banco de dados que estão ligadas entre si através de um identificador comum nos deparamos com algumas diferenças de conceitos do tradicional método de usar o banco de dados relacional no qual estamos acostumados. O que podemos fazer simplesmente com a linguagem SQL como declarar uma instrução Join se torna um pouco mais complicado no mundo ORM, está diferença é chamada de impedância objeto-relacional.

Existem vários métodos para que se possa lidar com esta diferença de conceitos no qual os bancos de dados ainda não estão preparados para lidar, pois os maiores banco de dados do mercado ainda são os relacionais. Podemos utilizar um método chamado Bind que apesar de simples não é muito usual devido a sua sintaxe ser um pouco diferente do padrão do qual estamos acostumado no C#.

No seu uso mais simples, o Bind nos permite utilizar entre outros um prefixo para trazer o identificador do modelo de uma visão para que possamos utiliza-lo em outra visão para filtra dados.

BindAttribute:
https://msdn.microsoft.com/en-us/library/system.web.mvc.bindattribute(v=vs.118).aspx

Deste modo podemos facilmente escrever aplicações que usam dados relacionais e manipula-los através do framework MVC. Você pode manualmente criar modelos e identificadores entre eles e liga-los utilizando bind, apesar de não muito usual está estratégia permite mais controle sobre o SQL que seu framework ORM irá utilizar para manipulação do seu banco de dados.

Relacionado dados entre modelos

1 – Crie uma aplicação C# – MVC Razor, utilize o exemplo anterior para criar os modelos, visões e Scaffold para que você obtenha um CRUD totalmente funcional sem que tenha que escrever linhas de código.

CRUD ASP.NET MVC – Entity Framework

2 – Altere a visão de apresentação chama Index do controlador de cadastro e substitua o link detalhes pelo link horários e alimente os dados que desejar.