Como amamentar de forma saudável depois de uma cirurgia de redução dos seios?

Olá,

Estou grávida de 36 semanas, tenho 41 anos e um filho de 15, que amamentei até os 8 anos de idade. Há 7 anos fiz uma cirurgia redutora nas mamas. Várias pessoas conhecidas me dizem que não poderei amamentar novamente. Isso está me deixando muito ansiosa e deprimida. Gostaria que me informassem as medidas que eu devo tomar caso eu não consiga a principio amamentar pois é de vital importância para mim dar o peito para minha filha.

Por favor me indiquem, métodos, remédios, formas para que eu consiga fazer uma amamentação saudável e duradoura.

Desde já deixo meu agradecimento,

M.

Oi M!

Poxa, você é a segunda pessoa que conheci, que amamentou um dos filhos até os 8 anos…bacana! Bom, o que podemos dizer sobre a cirurgia de redução de mamas e amamentação, é que você primeiro tente se informar com o médico que fez sua cirurgia (e ele deve ter arquivado isso), que tipo de cirurgia foi feita, se houve cortes de ductos ou não, pois caso tenha ocorrido, pode acontecer que a extração de leite fique bem diminuída. Vi alguns casos que mesmo assim, a mãe amamentou seu filho.

Por agora, curta a sua gravidez, “desencane” dos comentários feitos pelos outros e quando o bebê nascer, dê o peito logo nas primeiras 2 horas de vida dele, e, sempre que ele quiser e você puder oferecer, porque quanto mais o bebê mamar mais leite é produzido. Lembrando que nas primeiras semanas, o que sai do peito é o colostro e somente depois, é que o leite desce…

Se possível, vá a alguma reunião nossa. No nosso site tem os dias e horários.

Conte conosco para te apoiar!

Um abraço

Claudia Imenes
Amigas do Peito